segunda-feira, 9 de abril de 2012

O DESASTRE DA IRREVERÊNCIA PARA COM DEUS



Qual é a sua reação quando você ouve a notícia de um desastre? Como você reage?
Noticiário urgente informa:
Mais de 40 rapazes foram atacados, dilacerados e despedaçados. Testemunhas disseram que a tragédia foi horrível, pois no momento do acontecido puderam ouvir os gritos de socorro e horror dos jovens. Alguém que estava no local disse que ouviu quando o grupo de rapazes começou zombar de um homem de certa idade, proferindo insultos a ele, chamando-o de careca e mandando-o embora!
Esta mesma pessoa, presenciou o momento quando o homem se virou e os amaldiçoou em nome de um Deus que tem sido às vezes reverenciado junto com as demais imagens e ídolos na cidade de Betel. A equipe jornalística procurou o homem, cujas testemunhas dão conta de ser o profeta Eliseu, para nos dar uma entrevista, mas este já se encontrava no monte Carmelo, dirigindo-se para Samaria.

Quero falar de um desastre muito maior do que aqueles que temos visto nos noticiários. Um desastre que não tem sido noticiado nos tele-jornais, nem a Mídia tem falado dele, mas que é muito mais sério e possivelmente seja o causador da maioria dos desastres que temos visto e que tem conseqüências de proporções inimagináveis não apenas para nossas vidas, para os que estão a nossa volta e convivem conosco, não apenas para esta vida como para toda a eternidade.

O DESASTRE DA IRREVERÊNCIA PARA COM DEUS

A ausência do temor de Deus é a causadora de conseqüências desastrosas de proporções inimagináveis na nossa vida.

2REIS 2.23-25 – RAPAZINHOS ZOMBAM DE ELISEU

2.23   Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo!
2.24   Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.
2.25   Dali, foi ele para o monte Carmelo, de onde voltou para Samaria.

Hoje, temos vivido e testemunhado do caos que tem se tornado a nossa sociedade e o mundo em que vivemos. Violência, drogas, roubos, assaltos, assassinatos, corrupção, falta de amor, descaso, desconfiança, o pavor se apoderando de nossas vidas. Temos visto e ouvido de tragédias e desastres. A causa: Total ausência do temor de Deus.
Uma das maiores tragédias que pode ocorrer em nossa vida espiritual é a falta do temor de Deus. A ausência do temor de Deus, dentre os inúmeros desastres que pode ocasionar, provoca falta de reverência a Deus mesmo dentro de sua casa, falta de obediência à Sua Palavra, e omissão dos pais na educação correta de seus filhos. Todas estas falhas oriundas da falta de temor possuem conseqüências gravíssimas e desastrosas para nossas vidas.
A Palavra de Deus diz que: "Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!" Salmo 128.1. Salmo 128.4 - Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! 
 "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." Pv 1.7

·        A cidade não obedecia mais a palavra de Deus.
·        Os jovens não tinham respeito nem reverência para com as coisas de Deus.
·        Os pais ou eram omissos e negligentes ou eram completamente ausentes no papel de educação de seus filhos.
·        Tudo isso como conseqüência da ausência do temor de Deus.

Quando falta o temor de Deus provamos as conseqüências desastrosas:
1.    DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

QUANDO A PALAVRA DE DEUS É NEGLIGENCIADA E DEIXADE DE LADO A REVERÊNCIA FALTA ATÉ MESMO DENTRO DE CASA DE DEUS.
Interessante que este incidente com os moços e Eliseu aconteceu em Betel. Betel significa a casa de Deus, no entanto, a casa de Deus havia se tornado a casa da idolatria.
Segundo vemos em 1Reis 12.25-33, há uns 70 anos antes, Betel havia sido transformada por Jeroboão em centro oficial de idolatria. Quando Deus era cultuado, se é que era, Ele era adorado ao lado de outras imagens e ídolos. Nós sabemos muito bem o que Deus pensa a respeito dos ídolos e de qualquer coisa que coloquemos em seu lugar para adorarmos. Na verdade, tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na adoração, é idolatria e é abominação ao Senhor.
Êxodo 20.3, 4a e 5a – "Não terás outros deuses diante de mim. (...) Não farás para ti imagem de escultura (...) Não as adorarás, nem lhes darás culto (...)"
E esse mesmo erro que aconteceu em Betel, é o que pode acontecer em nossas vidas. Costumamos nos levantar seriamente contra certo segmento denominado cristão, por causa da idolatria que praticam e a veneração de imagens e santos. Certamente essa prática desse segmento é uma prática pecaminosa. É desobediência a palavra de Deus. No entanto, não podemos nos esquecer que estamos sujeitos a este mesmo pecado.
É bem provável que ninguém que se considere um cristão obediente à Palavra, se dobre diante de um ídolo e o adore. Mas se considerarmos que idolatria é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas, podemos questionar: quantas e quantas são as coisas que colocamos no lugar de Deus?
Alguns colocam os bens, como casa, carro, barco, bicicleta. Outros colocam pessoas, vaidades, planos.
O Rev. Hernandes disse o seguinte em sua mensagem "Reforma e Reavivamento":
"Precisamos de uma igreja que pregue somente Cristo. Quantas mensagens que focam os holofotes no ser humano, na grandeza do homem, na importância do homem... Nós estamos vivendo hoje na realidade evangélica brasileira do culto a personalidade. Estamos vivendo hoje a realidade de que pregadores e cantores são tratados como verdadeiros astros de cinema. (...) Estamos vivendo hoje o pecado da tietagem evangélica, na realidade evangélica brasileira. Estamos vendo a realidade de uma igreja que não tributa e não rende toda glória apenas a Deus (...) Toda a glória que não é dada a Deus é vanglória, é glória vazia, na verdade, é idolatria. Nós não podemos aceitar essa realidade num contexto de uma igreja que se chama evangélica."
Outros, sem perceberem colocam-se a si mesmos, seu próprio ego. "Quando o ego não é crucificado, ele é necessariamente adorado"
Paulo disse: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.19b-20a. Esse viver de Cristo em nossas vidas só é possível quando encontrarmo-nos crucificados com Cristo. Só assim podemos viver uma vida de reverência e obediência a palavra de Deus.
Quando falta obediência a palavra de Deus, a reverência a Deus pode faltar mesmo dentro da Sua casa. Quando falta reverência a Deus, a desobediência se fará presente.

2.    OMISSÃO DOS PAIS QUANTO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

A OMISSÃO DOS PAIS QUANTO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS PODE SER CONSCIENTE OU INCONSCIENTE. TANTO DE UM JEITO COMO DE OUTRO, O RESULTADO É DESASTROSO.

Os filhos aprendem mais com o exemplo que vêem do que com as palavras que ouvem de seus pais. Num ambiente como o de Betel, onde a idolatria estava no auge, a prática corrente era fazer aquilo que desagradava a Deus... não havia como os mais jovens não estarem contaminados com tais práticas.
O bosque onde habitavam as ursas era um lugar extremamente perigoso para que jovens estivessem lá. Desacatar e zombar de um profeta de Deus era algo extremamente errado e muito mais perigoso ainda... A pergunta que surge é: onde se encontravam os pais desses jovens que ridicularizavam o profeta Eliseu?
A palavra hebraica para "rapazinhos" é usada para apontar diversas idades, desde crianças até jovens. Provavelmente devia ser um grupo com moços de idades variadas, na média de uns 15 anos. Eles saíram da cidade para zombar de Eliseu.
A expressão "sobe calvo" pode indicar que estavam tirando sarro por ser o profeta idoso, mas a palavra "sobe", em hebraico, significa "ir embora". Eles talvez estivessem dizendo: "Vá embora, seu careca". A palavra "amaldiçoar" significa entre outras coisas "dar desprezo". Eliseu virou o desprezo dirigido a ele para os jovens. O profeta os ignorou.

Onde estavam esses pais? Provavelmente estavam ou observando o ato de seus filhos à entrada da cidade e talvez até achando engraçado e bonitinho ou estavam envolvidos com outros negócios que não conseguiam cuidar devidamente de seus filhos.

Onde nós nos encontramos quando nossos filhos estão em lugares perigosos? Será que nós temos estado ao lado de nossos filhos ou os temos deixado expostos aos perigos do mundo? Perigos de ordem física, psicológica, espiritual?? Qual é o exemplo que temos dado a eles?

A palavra de Deus nos diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pv 22.6

A irreverência para com as coisas de Deus e para com o próprio Deus levou esses pais a serem omissos e negligentes para com a educação de seus filhos. Esses filhos tornaram-se também irreverentes e zombavam do profeta. Como resultado, veio desastre. 42 daqueles rapazes foram dilacerados por duas ursas. Os pais ficaram sem seus filhos que morreram e nada mais puderam fazer. Dor, castigo, sofrimento, desgosto...
Estas são as consequências graves que podem surgir sobre crianças que não são ensinadas a ter limites e educação. Quando falta reverencia a Deus, os pais tornam-se omissos e negligentes na educação dos filhos.

3.    ATRAIR SOBRE SI O JULGAMENTO DE DEUS.

A CONSEQUÊNCIA SERÍSSIMA PARA QUEM BRINCA COM DEUS É ATRAIR SOBRE SI O SEU JULGAMENTO. NÃO SE DEVE ZOMBAR DE DEUS.
Eliseu no papel de profeta de Deus representava o próprio Senhor e a Sua palavra. Ele era alguém escolhido e capacitado por Deus, com porção dobrada do Espírito de Elias, para cumprir e fazer cumprir a vontade de Deus. Quando aqueles rapazes zombam de Eliseu, na verdade, era como se estivesse zombando de Deus.
A palavra é clara em afirmar que com Deus ninguém brinca. Gálatas 6.7 – "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."
De que maneira podemos brincar com Deus? Existe algo que estejamos fazendo que mostra que estamos brincando com Deus?
Creio que quando não levamos as coisas de Deus a sério, estamos brincando com Ele. Quando assumimos compromissos diante de Deus e da igreja, e depois não os cumprimos, estamos brincando com Deus.
Quando não levamos a sério a sua palavra. Quando brincamos com o pecado, quando negligenciamos a vida espiritual, como se estivéssemos de férias de Deus, enfim, existem muitas maneiras pelas quais podemos encontrar-nos brincando com o Senhor. E a exortação para nós é clara, com Deus não se brinca, dele ninguém zomba. O Senhor não se deixa escarnecer.
O quanto é sério e perigoso debochar das coisas de Deus. Aprendemos que com Ele ninguém brinca porque Ele não se deixa escarnecer mas antes ele julga as coisas erradas que fazemos... Quando os 42 rapazes são despedaçados pelas ursas, eles estão provando o julgamento de Deus sobre as suas vidas.

O autor do livro o Temor do Senhor – O segredo para conhecer Deus na intimidade –  relata a experiência de quando veio pregar ao Brasil – a multidão estava reunida como para que assistir a um show. Deus não estava contente com aquela situação. Ele foi levado por Deus a perguntar aos seus ouvintes naquela noite: - Você acha que o Rei dos reis e Senhor dos senhores virá se manifestar em um lugar onde não lhe é dada a devida honra e reverência?

Muitas vezes queremos ver o agir e o mover de Deus, a manifestação de sua santa presença em nossas vidas, mas nada acontece. A causa: ausência do temor e reverência devida ao Senhor. Se porventura, temos estado brincando com Deus, arrependamo-nos e busquemos o seu perdão. Caso, a reverência para com as coisas de Deus e mesmo para com o próprio Deus esteja faltando clamemos a Ele para que nos restaure e assim sejamos poupados de passar por seus juízo em nossas vidas.

A palavra de Deus chama a nossa atenção para que evitemos o maior desastre que pode ocorrer em nossas vidas. A irreverência para com Deus. O que nós vamos fazer daqui pra frente? Qual será a nossa reação diante daquilo que o Senhor nos exorta?

Deus é santo e não tolera que a Sua palavra e obra não sejam levadas a sério. Ele nos chama a uma vida de temor na Sua presença. Quando levamos a Palavra de Deus a sério, a reverência a Deus não falta não Sua casa e nem fora dela. Quando levamos Deus a sério e o reverenciamos, somos livres da possibilidade de atrairmos seu julgamento sobre nossas vidas.

Quando levamos Deus a sério, isto se reflete na educação de nossos filhos. Não quer dizer que teremos filhos extremamente 'santinhos', mas teremos filhos que serão bênçãos nas mãos de Deus. É melhor entregar um filho nas mãos de Deus, do que perdê-lo para o mundo e vê-lo padecer nas mãos de Satanás.

Com as lições que encontramos neste texto, vivamos com todo temor e reverência para com o Senhor, o Santo e Todo-Poderoso Deus! Somente assim encontraremos a real felicidade.

Nenhum comentário:

Seja edificado através destas também...

Já passaram por aqui: